sábado, 30 de agosto de 2014

** Esclarecimentos importantes **

Eu estava com um post prontinho para entrar no ar, sobre os nossos Workshops (será o próximo), mas ontem aconteceu um fato muito intrigante, por isso vim aqui antes prestar alguns esclarecimentos.

Na verdade, desde o começo do ano foram 4 fatos. Vou relatá-los:

FATO 1: 
Janeiro de 2014. Eu estava montando uma festa, quando um casal entrou no salão para conhecer nosso trabalho. Os dois já eram conhecidos meus, mas não amigos. Conversamos sobre a decoração, expliquei como era o nosso trabalho, anotei o e-mail da moça e na semana seguinte enviei o questionário para orçamento. O questionário nunca foi respondido. Alguns meses depois, descubro por uma amiga em comum, que o casal em questão fechou a festa com a empresa X, sem nem orçar conosco. Eles souberam de um preço que cobramos em uma decoração de batizado e CONCLUÍRAM que a decoração do aniversário de 1 ano deles seria muuuuuuito mais cara. Pouco tempo depois eu soube o valor que a empresa X tinha cobrado (por meio desta amiga em comum), e analisando as fotos vi que seria um valor muito próximo do preço que nossa empresa teria cobrado.

FATO 2: 
Abril de 2014. Uma cliente que já tinha feito 2 festas conosco OUVIU FALAR na escola do seu filho que nossa empresa aumentou demais os preços, que estava absurdo, e que não estava mais compensando. Uma das amigas, mãe de aluno, indicou a empresa Y, que CONFIRMOU que nosso preço estava muuuuuuuuuuuuuito alto. A cliente fechou com a empresa Y, sem nem contatar-nos. Quando liguei alguns meses antes para propor um orçamento, a resposta foi que "não ia fazer nada, só um bolinho".

FATO 3:
Junho de 2014. Uma cliente que já tinha feito uma festa conosco pediu um orçamento da festa sem os doces. Depois orçou com a empresa X a festa com os doces. Como o valor ficou um pouco acima do nosso, ela CONCLUIU que o nosso orçamento ficaria muuuuuuuuuuuuuito mais caro, informação esta REITERADA diversas vezes pela empresa X. Isso, a mesma lá de cima, do fato 1. Ela fechou com a empresa X, sem nem mesmo solicitar a nós uma revisão. Depois olhando as fotos da festa, vi que a cliente comparou "laranjas" com "abobrinhas", e que nosso preço tinha ficado mais alto pois tínhamos incluído vários itens diferenciados.

FATO 4:
Ontem, 29/08/14. Uma moça foi até o escritório fazer um orçamento e logo me disse: "Olha, só estou aqui porque sou teimosa e porque gosto das suas festas, porque 4 pessoas me disseram PARA NEM VIR AQUI, que era muuuuuuuuuito caro". Ao questionar essa informação, ela me falou que pessoas de vários círculos de relacionamento dela já tinham me falado isso, que a nossa fama na cidade é de "empresa absurdamente careira", e que muita gente nem está mais nos procurando para orçar devido a esse boato.


Eu estou há alguns anos no mercado, é absolutamente normal o cliente comparar, é normal perder orçamento pelo preço, e eu NÃO SOU DE FICAR DE MIMIMI QUANDO PERCO UMA FESTA, pelo contrário, eu vejo onde errei, anoto no meu caderninho e parto para a próxima. É assim com TODOS que trabalham com vendas, comigo não seria diferente.



AGORA VAMOS AOS ESCALARECIMENTOS:


1. ORÇAMENTO E PREÇOS:
NINGUÉM, absolutamente NINGUÉM pode falar do preço de uma festa minha que não seja EU ou alguém da minha equipe de ORÇAMENTOS.

NINGUÉM tem o direito de dizer: "OLHA, NEM VAI LÁ PORQUE O PREÇO É ABSURDO". NINGUÉM. Clientes, desconfiem da INTEGRIDADE, da ÉTICA e do CARÁTER de uma pessoa que faz isso, desconfiem MESMO. Uma pessoa ou uma empresa que tenta crescer DENEGRINDO outras é capaz de fazer coisas inimagináveis (eu sei muito bem do que estou falando, acreditem).


2. COMPARAÇÕES vs LEILÕES:
Clientes, comparar preço é saudável, mas quem compara também o serviço? Os benefícios agregados? A qualidade impecável? É muito fácil ganhar no preço, mas a outra empresa está entregando EXATAMENTE a mesma coisa? Estamos oferecendo demais, por isso o preço está ficando mais alto? Podemos oferecer um pouco menos, propostas mais enxutas e simplificadas? Precisamos deste feedback quando enviamos orçamentos.

Tudo bem, você quer comparar item a item com a empresa X, Y ou Z. Ok, mas não façam LEILÃO. Não abram o nosso preço para NINGUÉM. Vamos comparar na esfera de propostas, mas não do preço. Já aconteceu conosco diversas vezes do cliente abrir o preço para outras empresas, e a outra empresa fechar 30%, 40% mais barato, SEM NEM FAZER CONTAS!! Que empresa mequetrefe é esta que dá um desconto de 40% sem analisar o próprio orçamento?


3. GARANTIA:
Nossa empresa é uma das únicas aqui da cidade com ESCRITÓRIO PRÓPRIO, formalizada, com CNPJ, pagadora de impostos, além de termos feito mais de 120 FESTAS DE SUCESSO. Ou seja, os clientes tem TODA A GARANTIA de que sua festa será também um sucesso, que nada vai faltar, que todos os eventuais imprevistos serão contornados a tempo, e que caso algum problema ocorra, vocês sabem onde nos encontrar e a quem cobrar. O nome de tudo isso é GARANTIA. É saber que você pode ficar tranquilo e deixar tudo com a gente, que é só esperar pela festa e curtir o grande dia. Não somos amadores no que fazemos. Não levamos doces a menos "porque ninguém vai contar mesmo", como eu já ouvi pessoalmente da boca de um concorrente. Pelo contrário, sempre fazemos questão de proporcionar algo a mais, de surpreender.


4. SUSTENTABILIDADE:
Sustentabilidade não é somente preocupação com o meio ambiente. Uma empresa SUSTENTÁVEL é aquela que cumpre com as suas obrigações com o fruto do seu trabalho. Resumidamente, é a empresa que vende um produto ou um serviço por um preço JUSTO, e assim consegue pagar suas despesas, seus funcionários, seus impostos e seus sócios.

É muito fácil alguém, cuja "empresa" está no mercado por hobby, baixar o preço para ganhar clientes. "Afinal eu não dependo disso para viver". Mas e a longo prazo, essa atividade se mostrará sustentável? Até quando fontes externas (marido, renda, etc) irão bancar essa atividade profissional QUE NÃO SE SUSTENTA SOZINHA?


-----------------------

Assim como existem os clientes dos 4 fatos citados acima, existe o oposto.

Certa vez, uma cliente me procurou querendo um orçamento. Orçamento enviado, ela foi até a empresa X, abriu a minha proposta, e a empresa X simplesmente ofereceu um desconto de 40% sobre o meu preço. Assim, na lata, sem nem ir para casa fazer alguns cálculos. Essa minha cliente achou muito estranha a atitude da empresa X, voltou e fechou comigo. Ela achou ANTI-ÉTICO o fato de outra empresa cobrir o meu preço simplesmente por cobrir. A conclusão que a cliente chegou foi que naquele momento, para a empresa X não importavam custos, serviços, propostas, só importava GANHAR A FESTA.

------------------------

CONCLUSÃO

Se eu começar a falar aqui de caro e barato, de valor e preço, de percepção, o post iria se alongar ainda mais. É assunto para um outro post.

Eu poderia passar horas explicando a composição dos nossos preços, os níveis de detalhamento de cada peça, o porque de algumas festas custarem mais que outras. Mas tudo isso vai por água abaixo quando só o que importa é o PREÇO.

PREÇO ≠ VALOR


E por fim...

Estamos à disposição para fazer seu orçamento personalizado. Durante o próximo mês estaremos implantando uma nova metodologia de orçamentos, que irá agilizar os retornos e reduzir o prazo de envio da primeira proposta e das revisões...

VENHA CONVERSAR COM A GENTE... VENHA CONHECER NOSSOS SERVIÇOS E NOSSAS PROPOSTAS!

Nosso e-mail é orcamento@festaacaminho.com.br. Atendimentos presenciais no nosso ateliê, é só agendar pelo telefone (12) 3013 4995.



Um abraço,

Eliane
Festa a Caminho



sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Aniversário de 1 ano do Antonio - Circo

Em setembro de 2013 estivemos em São Paulo para a montagem da festa de 1 aninho do Antonio.

Uma festa daquele tipo que mais amamos: festa em casa, tema colorido, bebê fofo!! As cores utilizadas foram as tradicionais para o tema: vermelho, azul, amarelo e toques de verde e laranja. Doces decorados, personalizados e algodões doces compuseram a mesa, além de um lindo bolo de 3 andares.

Uma delicada cortina de fitas em formato de tenda arrematou o painel na parede, emoldurado por balões metalizados a gás. Olha só como ficou:
















Até a próxima!

Equipe Festa a Caminho