segunda-feira, 29 de julho de 2013

O preço (ou o valor) da cópia

Boa tarde, seguidores!

Ao contrário da maioria dos posts, nos quais mostramos nossas festas e criações, este post é uma reflexão sobre um tema muito desagradável: A CÓPIA dos nossos trabalhos.

Primeiro, vou divagar um pouco sobre a cópia... o que é uma cópia? Qual a finalidade de uma cópia? O que as pessoas buscam quando optam por ter uma cópia ao invés do produto / serviço original?

Eu (Eliane) sou uma pessoa avessa a cópias. Não compro CDs ou DVDs piratas, não compro bolsas "grifadas" falsas, enfim, não gosto e não acho certo. Não vejo sentido em ter uma cópia de algo caro só para "parecer" que eu tenho tal produto. Sempre me lembro de um professor que tive na faculdade de arquitetura que, no auge da moda dos revestimentos "marmorizados" dos anos 90, dizia "Ou o cliente tem cacife para colocar mármore ou não tem, marmorizado não existe". É bem por aí.

Pensando sobre o que é uma cópia: algo feito de forma mais barata, talvez... mais rápida, menos caprichada, menos planejada... E quem é o consumidor de cópias? Quem quer algo mais barato, mais fácil, mais rápido... Agora a pergunta que não quer calar: Quem é o consumidor que se CONTENTA com uma cópia? Quem é que se sente satisfeito em copiar ou pagar por algo copiado, sem razão aparente, sem significado real e pessoal??? Quem é o consumidor que, por um valor um pouco inferior (ou às vezes nem isso), se contenta em ter algo COPIADO???

Pois bem, essa introdução toda foi para relatar um fato que me desagradou bastante: na semana passada chegaram até mim fotos de uma festa que foi toda COPIADA da festa de 3 anos do Theo, meu filho. Podem me falar "Ah, Eliane, mas isso acontece, você posta as fotos na internet e está sujeita a este tipo de coisa". Concordo. Porém quem copiou foi uma pessoa da minha cidade, que fez o orçamento conosco, fez várias revisões, esteve várias vezes no nosso ateliê, olhou nossas peças, e PÁ: COPIOU DESCARADAMENTE VÁRIOS ITENS E IDEIAS QUE EXECUTEI NA FESTA DO MEU FILHO.

Passado o choque, fiquei me perguntando: como uma mãe se contenta em copiar outra, sem nem questionar o porquê das escolhas feitas???? Será que os detalhes desta decoração tem algum SIGNIFICADO para ela???? Mães querem o melhor para seus filhos, e porque esta mãe abriu mão de ter um projeto EXCLUSIVO, ainda que no mesmo tema ou de forma mais simplificada, e COPIOU os itens da decoração???

Quando faço as festas do meu filho, experimento algumas soluções e formatos que não sei se funcionarão, mas experimento pois ali é a minha chance de errar. Eu AMO a festa de 3 anos do meu filho, mas hoje faria uma ou outra coisa diferente na mesa, pois vi que alguns experimentos não funcionaram. E a pessoa que copiou a minha festa COPIOU ATÉ O QUE NÃO FUNCIONOU, sem nem questionar o porquê!!!!

Vou dar alguns exemplos do que estou falando sobre SIGNIFICADO, e também sobre memória e referências:

Como já expliquei neste post aqui, o projeto desta festa foi desenvolvido e amadurecido ao longo de um ano. Minha idéia principal foi fazer uma coletânea, um baú de memórias de presente para o Theo, memórias vindas das minhas idas ao circo na infância. Como expliquei anteriormente, tudo tem uma referência, e o projeto "conversa" e se harmoniza.

Pois bem, na CÓPIA, o que eu vejo? A mesma composição das mesas, os cordões de pompons de lã nas mesas, o cesto vermelho com algodão doce e estrela azul, as latinhas revestidas de tecido e pompons (da mesma forma), o mesmo tecido nas passadeiras, as bandejas redondas amarelas, a travessa de estrela, a mesma decoração nas forminhas... O pior foi copiar uma referência pessoal MINHA, muito particular, que foi a girafa na mesinha mais baixa... Na CÓPIA existe uma girafa na mesinha, mas qual o motivo???? Na festa do Theo, aquela girafa tinha um SIGNIFICADO, um motivo para estar lá... Aquela girafa tem 35 anos e foi minha, eu a ganhei quando fiz 1 aninho, e agora é do Theo. Eu a coloquei bem ali, baixinha, para que ele pudesse ver com facilidade... Ele se identificou com ela assim que a viu na mesa, e ficou feliz por ver o brinquedo que foi de sua mãe ali, enfeitando seu aniversário.

(A expressão do Theo não me deixa mentir...)

E o "erro" copiado? Os caixotinhos brancos, depois analisando as minhas fotos vi que poderia ter pintado de azul ou vermelho que ia ficar mais harmônico, mas eu quis usar desta forma pois eu já os tinha usado assim na festa de 1 ano do Theo... e na CÓPIA, o que vejo? Caixotinhos brancos com "qualquer coisa" listrada de vermelho e branco dentro... sem razão, sem questionamentos, sem motivo.... simplesmente igual...

Já tive várias festas copiadas, vários temas, enfim, repito: a partir do momento que eu divulgo as imagens na internet sei que estou sujeita a isso. Já tive vários aborrecimento e sei que terei outros, afinal pessoas "espertas" não faltam por aí.

O que eu quero com este post não é tomar satisfação de quem copiou (não quero perder meu tempo com isso). A finalidade deste post é alertar e provocar algum tipo de reflexão sobre o valor de uma cópia... é mesmo tão mais barato assim?? Vale a pena??? Estamos falando de PREÇOS ou de VALOR???

E para concluir, deixo uma frase que, infelizmente, não sei de quem é a autoria, mas é genial:

"Quem copia algo pode conseguir, no máximo, uma cópia bem feita"


Até a próxima!

Eliane
Festa a Caminho